Manutenção Corretiva

Manutenção Corretiva é qualquer atividade de inspeção, revisão, reparo, limpeza, conservação ou substituição de partes de uma aeronave e seus componentes que não faça parte da manutenção preventiva. (definição ANAC)

Para simplificar podemos considerar que “Manutenção Aeronáutica” é o conjunto das operações destinadas à conservação de uma aeronave e seus sistemas, mantendo sua disponibilidade com todo o seu potencial de aeronavegabilidade e desempenho.

Na prática a manutenção corretiva em si é o ato da intervenção objetivando a solução de um problema efetivo, envolvendo desde uma simples limpeza ou inspeção até correção de graves avarias que podem representar substituição de peças ou módulos inteiros, estes formados por centenas ou milhares de componentes individuais.


A Manutenção Corretiva não é programada, acontece depois que detectamos a falha, permitindo restabelecer o nível de funcionamento inicial. Este tipo de manutenção é indesejado porque existem várias outras que deveriam evitar que esta ocorresse, são exemplos as Manutenções Curativa, Preventiva e a Manutenção Preditiva.

A detecção da necessidade de uma Manutenção Corretiva é um dos temas mais críticos, apenas pode ser corrigido o que se sabe que está com problemas. São várias as formas de detectar uma falha, podendo ir desde uma simples vistoria visual até varreduras automatizadas geradas por computadores sofisticados de bordo.

A grande maioria dos acidentes causados por falha do equipamento ocorre por negligência e é por esta razão que a manutenção na aviação necessita de constante averiguação das máquinas seguida de atuação padronizada. Muitas vezes elementos como um ruído ou vibração diferente pode levar a uma falha em desenvolvimento muito antes de esta gerar problema efetivo.

Na aviação leve a vistoria básica antes da operação, também conhecida como cheque pré-voo, é uma das maiores fontes de detecção da necessidade de uma Manutenção Corretiva e não raro é negligenciada. Por esta razão não se deve distrair um piloto que esteja realizando seu pré-voo, qualquer distração pode levar à falha deste procedimento e são não faltam casos  onde este detalhe fez toda a diferença.