Somos especializados em Aviação Leve e uma das mais capacitadas oficinas de Manutenção Aeronáutica dedicadas à AVIAÇÃO EXPERIMENTAL / LSA no Brasil.
Mantemos atualizadas
nossas certificações com os mais renomados fabricantes que atendem este
segmento aeronáutico, em especial a ROTAX Aircraft Engines.
FILOSOFIA DE MANUTENÇÃO
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Nenhuma aeronave é tão tolerante com a negligência que se mantenha segura na ausência de um programa adequado de inspeção e manutenção.
São muitos os processos naturais que afetam a integridade de uma aeronave, como a deterioração com a idade, a fadiga, o desgaste, a corrosão, bem como falhas casuais como o excesso de cargas estruturais, o colapso de um pneu e danos similares.
A manutenção de aeronaves pode ser definida de várias maneiras:
Aquelas tarefas necessárias para restaurar ou manter um item em condições de uso, incluindo manutenção, reparo, modificação, revisão geral, inspeção e determinação de condição”. [World Airlines]
Manutenção é a ação necessária para sustentar ou restaurar a integridade e desempenho do avião”. [Hessburg]
“Manutenção é o processo de garantir que um sistema desempenhe continuamente sua função pretendida em seu nível projetado de confiabilidade e segurança.” [Kinnison e Siddiqui]
As principais razões para realizar a manutenção adequada de uma aeronave desportiva podem ser resumidas da seguinte forma:
Segurança acima de tudo: Na aviação esportiva o compromisso de ir é discutível, não há razões para voar por prazer com uma máquina comprometida.
Manter a aeronave sempre pronta, mesmo que não se pretenda voar: Só quem convive com aviadores desportivos entende este conceito. São um tipo especial de seres cuja extensão, suas máquinas, os faz voadores, e sentem a necessidade de esta condição estar sempre disponível.
O voo é mais leve se a consciência não tem dívidas com a manutenção.
Maximizar o valor do ativo: Nos últimos anos aeronave tem se mostrado bons investimentos, na última década aquisições se não mal executadas geraram resultado superiores a muitos investimentos consagrados.
Os pilares da Manutenção Preventiva Básica podem ser resumidos da seguinte forma:
Manter os procedimentos recorrentes previstos pelos fabricantes dos vários componentes da aeronave bem como com seu todo.
Manter a disciplina e a qualidade nos procedimentos de inspeção pré-voo, contemplando os aspectos gerais e no detalhe quando envolve componentes críticos como nível de fluidos e componentes afins.
Pequenos reparos e modificações efetuadas a título de “provisórios” deve ter uma data limite para receberem o tratamento definitivo.
Grandes reparos, seja por incidente, acidente, uso ou tempo decorrido, precisam de tempo e maiores cuidados, não devendo ser abreviados.
MISSÃO
Colaborar ativamente com a segurança da aviação leve e experimental tornando-a o mais próxima possível daquela conquistada pela aviação homologada.
VISÃO
Ser reconhecida nacionalmente como uma das 3 melhores opções de manutenção para aviação leve e experimental até o final da década de sua criação.
VALORES
Trabalhar sempre com responsabilidade, ética, transparência e profissionalismo, conquistando a confiança e gerando a tranquilidade de quem submete suas máquinas aos nossos serviços.
Clientes atendidos
De experiência aeronáutica
de Aeronaves atendidas
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2023
Após dar os primeiros passos contando com o apoio fundamental daqueles que reconhecem o meu trabalho chega a hora da empresa melhorar a sua comunicação, oferecendo seus serviços de forma mais profissional. A MARCHAERO inicia algumas ações importantes para sedimentar a sua marca no mercado de aviação leve do Brasil.
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2022
A MARCHAERO se equipa – Neste ano foram várias as conquistas relacionadas aos recursos necessários para a plena qualificação dos serviços (*).
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2020
Nasce a MARCHAERO - Negócios e Serviços Aeronáuticos, empresa de manutenção aeronáutica, voltada a atender a aviação leve e experimental. Neste ano um infortúnio pessoal imprevisto me ajudou a perceber a qualidade das relações profissionais que haviam sido consolidadas nos anos anteriores, muitas delas evoluindo para verdadeiras amizades, o que me deu ainda mais energia para seguir neste caminho.
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2019
Nesses mais de 20 anos de trabalho na Scoda Aeronáutica muito aprendi e cresci, o resultado se consolidou acima das minhas melhores expectativas iniciais. A empresa me oportunizou visitar praticamente todos os estados do Brasil e muitos países no exterior. Sou grato pela oportunidade de ter participado dessa grande empresa e de seus projetos, que tanto contribuíram na minha formação. Tenho muito respeito e admiração pelos seus dirigentes que muito me ensinaram, não apenas sobre a aviação, mas sobre conduta, competência, comprometimento e dedicação. Graças a esta caminhada...
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2018
O conhecimento que absorvi daquele projeto de sucesso estava me levando mais longe. A fábrica montava um novo braço de vendas nos EUA e precisei viajar para Texas e Ormond Beach para atender os novos clientes do Super Petrel LS. Na sequência outras viagens internacionais se seguiram e foi com muita satisfação que vi aquela máquina voando e levando prazer para pilotos apaixonados a dezenas de milhares de quilômetros de onde a construíamos.
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2014
As vendas cresciam e a fábrica produzia como nunca antes. O SUPER PETREL LS estava se tornando um puro sangue rumo à certificação LSA. Era visível a aproximação daquele projeto incipiente com a segurança da aviação homologada e neste processo muito aprendi sobre rastreabilidade e controle de qualidade na produção.
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2011
Absorvi conhecimentos profundos sobre os materiais compostos de última geração, me envolvendo com a laminação, montagem e instalações de equipamentos em aeronaves, participando de cada etapa de montagem dos vários modelos que a empresa fabricava naquele momento, como o SUPER PULSAR 100 - kit experimental americano asa baixa, o C-42B Ikarus - experimental asa alta consagrado na Europa em sua categoria, o DYNAMIC WT9 – EXPERIMENTAL asa baixa de alta performance também consagrado na Europa e vendida com exclusividade pela Edra no Brasil...
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2009
Participei de novos treinamentos voltados à Segurança de Voo, com conhecimentos mais profundos que incluíam até CRM. Concluí minha graduação no curso superior de Gestão de Produção Industrial, agregando muito conhecimento teórico para aquelas aplicações práticas que participava no ambiente de trabalho. Era justamente o elo que faltava para incorporar as teorias de produtividade, qualidade e segurança no dia a dia de trabalho, me proporcionado excelentes oportunidades de atuar na evolução dos processos internos. O biplano anfíbio inovava co...
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2005
Ao finalizar um completo ciclo de cursos e treinamentos sobre manutenção e motores tive a certeza de que aplicar os conceitos da aviação homologada na aviação experimental se tornou a minha nova missão. Dedicação e Organização me fizeram ser percebido também na área administrativa, ingressando então neste novo mundo. Várias novas funções me envolveram com sistemas de estoque, ordens de serviço, ordens de venda, controles de produção, dentre outros. Passei a enxergar melhor uma verdadeira organização corporativa. O biplano anfíbio crescia, agora rebatizado de Super Petrel...
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2002
Mais uma vez tive a minha dedicação reconhecida e cresci na organização. Iniciava-se uma nova etapa da minha vida onde absorveria conhecimento em outra velocidade, contribuindo significativamente no desenvolvimento técnico das minhas habilidades como mecânico de manutenção aeronáutica. Fiz então diversos cursos de treinamento e aperfeiçoamento, inclusive alguns ministrados por instrutores dos fabricantes LYCOMING e SCHWEIZER, orientados para a aviação homologada, onde aperfeiçoei muito meus conceitos de procedimentos de qualidade e segurança.
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1998
Novos cursos me foram disponibilizados e não perdi nenhum deles. Se eram de mecânica de aviação o Marchesin estaria presente de qualquer jeito. Foram vários, entre eles o curso de mecânico de manutenção aeronáutica, onde fui aprovado e habilitado nas categorias GMP e Célula. Foi uma satisfação indescritível assistir a minha parede preferida da casa ganhar uma coleção de habilitações técnicas que superavam as minhas expectativas da época. O projeto do biplano anfíbio, naquele momento com o nome de Paturi evoluía e seus primeiros exemplares...
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1997
A minha nova função proporcionou o primeiro curso de alto nível na aviação, foi algo básico como “CURSO DE FAMILIARIZAÇÃO ROTAX 2T E 4T”, mas que já contava com instrutores do próprio representante do fabricante na América. Foi uma experiência inesquecível que me fez saber que estava no caminho certo, era nisso que eu queria trabalhar dali em diante.
Tive então meus primeiros contatos com os biplanos anfíbios, não poderia imaginar que a evolução do projeto daquele aviãozinho iria conquistar sucesso internacional e me oport...
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1992
Aproveitando uma oportunidade única consegui falar com as pessoas certas e providenciar a migração para o mundo da aviação, passando então a absorver muitos conhecimentos sobre o uso prático de materiais de última geração em projetos de aeronaves leves. Me envolvendo em pouco com vários setores da organização foi neste lugar que descobri a minha paixão pela aviação. Todos os dias antes e depois do meu trabalho ficava observando as atividades da equipe que vivia esta experiência que me parecia muito atraente. Para a minha sorte foi percebida a minha vontade de evoluir, est...
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1988
Com 14 anos de idade tive meu primeiro contato com materiais compósitos e suas tecnologias, em seguida com a aplicação desta tecnologia no mercado aeronáutico, tendo a oportunidade de descobrir o meu gosto por aquilo que faria parte integrante do meu futuro, a aviação.